O cantor Marcos Goes disponibilizou três músicas em formato MP3 para download gratuito através do Gospel+.
As músicas fazem parte do CD “Vaso de Barro em Tuas Mãos”, um relançamento do álbum “AdorAcústico – De Mim para o Meu Deus… Do Meu Deus para Mim”, que havia sido lançado em 2002.
O novo projeto vem com uma remasterização das músicas e uma nova arte visual no encarte do CD. A mudança de título se deve à repercussão da música “Vaso de Barro”, que tornou-se à época o maior hit do álbum, e marcou a carreira do cantor e pastor Marcos Goes.
Com 12 faixas, o CD também traz, entre outros destaques, a regravação de Senhor, Vem Ficar Comigo, grande sucesso de Paulo César Brito.
Os usuários cadastrados no site marcosgoes.com podem baixar gratuitamente todas as músicas do CD “Vaso de Barro em Tuas Mãos”, além de “Marcos Goespel Remix”, “Feliz Aniversário Jesus” e “Goes & Violão”. O download pode ser feito através de cadastro no site do cantor, gratuitamente.
O cantor explica o motivo de disponibilizar seus projetos para download gratuitamente: “É uma questão de amor ao povo de Deus, fé na provisão e confiança no chamado que recebemos do Senhor”, afirma Góes.
Ouça nos players abaixo as músicas “Vaso de Barro”, “Deus é Maior” e “Senhor Vem Ficar Comigo” e para efetuar o download, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o título da música e optar por “Salvar” o arquivo em MP3:
[audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/10/03-Vaso-de-barro.mp3] [audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/10/04_Deus_é_maior.mp3] [audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/10/08-Senhor-vem-ficar-comigo.mp3]Confira abaixo, a reprodução de uma entrevista com o cantor Marcos Goes, em que ele fala sobre os novos rumos de seu ministério e a relação entre os artistas evangélicos e as gravadoras gospel.
Por que relançar o CD AdorAcústico com título e projeto gráfico novos e com músicas remasterizadas?
Este projeto é um dos melhores da minha carreira, por se tratar de um trabalho diferenciado, totalmente acústico e orquestrado. Os arranjos, feitos exclusivamente para cordas e metais, casados com a sonoridade de instrumentos acústicos de banda pop, resultaram numa sonoridade muito bonita. Gosto muito dele, e por isso estamos relançando com um novo nome, remasterização e projeto gráfico.
O que o CD AdorAcústico representou para o seu ministério na época em que foi lançado?
Se há alguma medida de representação para o nosso ministério, é o que o povo de Deus sente e responde aos trabalhos lançados, com comentários e incentivos. O que recebemos das pessoas foram os relados de experiências profundas com Deus em relação às músicas. Em cada comentário, uma bênção especial relacionada a uma música distinta. Por isso, não nos parecia certo deixar este trabalho parado, sem que mais e mais vidas possam receber estas ministrações cantadas.
Este já é o quarto CD que você lança e disponibiliza para download gratuito. Por que decidiu tomar essa decisão? Isso não afeta seu ministério, já que você vive dele?
Realmente vivemos financeiramente das vendas de CDs e DVDs e de ofertas que recebemos das igrejas. Há mais de 10 anos que meus materiais fonográficos não são vendidos em lojas, por motivos variados. Esta nossa iniciativa se deve ao fato de que muitos não podem comprar nossos produtos, por motivos financeiros e de logística. Por exemplo, se algum brasileiro evangélico no Japão quer ouvir e ser abençoado com os louvores, não pode, pois fica bem dispendioso e confuso enviar um CD para o Japão. Sem contar a demora e o risco de extravio. Por isso, estamos liberando os CDs para download, mesmo que aos olhos de todos seja prejuízo. Entendemos que Deus sempre irá nos abençoar independentemente disso. É uma questão de amor ao povo de Deus, fé na provisão e confiança no chamado que recebemos do Senhor.
Como essa iniciativa, na sua opinião, beneficia os consumidores de música gospel e o público em geral?
Pelo que entendo, o objetivo de Deus em chamar homens e mulheres para este ministério é fazer com quem várias pessoas possam conhecer e ter acesso fácil e rápido às canções, para, assim, serem abençoados e abençoarem também. É certo que vivemos disso, das canções que são comercializadas através dos CDs e DVDs, mas cansei de acreditar e confiar que a mídia, as gravadoras e as rádios seriam os responsáveis pela divulgação do que Deus havia me dado através do louvor e da adoração. Creio, sim, que é o Senhor que me dá o sustendo, é Ele que toca nos corações de pessoas e líderes, e assim as programações acontecem e a parte financeira aparece. Quero sempre fazer como a Bíblia diz em Lucas 6:38: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós”.
Você acha que o lançamento de CDs gratuitamente na internet pode ser uma prática comum e viável para o mercado gospel brasileiro?
Sim. É comum vermos reportagens mencionando o descontentamento, com total razão, dos cantores e compositores a respeito da pirataria. Isso acontece, aqui no Brasil, porque as leis não são obedecidas e não há fiscalização nem política protetora dos direitos autorais. Face a esta situação, acho viável e acredito que chegará o dia em que as músicas serão liberadas gratuitamente através da internet, e os artistas sobreviverão tão somente das programações e dos eventos. Isso já está acontecendo, mas vai chegar o momento em que será praticamente unânime.
Você sempre foi um ferrenho crítico das gravadoras, pelo modo como muitas delas tratam os direitos dos autores e dos intérpretes. Com a crise do mercado fonográfico, você acha que essa relação gravadoras-artistas se tornou mais saudável ou, ao contrário, o desrespeito só aumentou?
Sempre critiquei as gravadoras pelo fato de ter começado sozinho e saber como é bom cuidar de si mesmo. Mas pensando bem, e por outro lado partindo um pouco em defesa das gravadoras, elas nunca negaram que sua função é lucrar através da venda de produtos. Nunca ouvi de nenhuma empresa por que passei o mencionar enganoso de que eles estavam preocupados em tão somente promover minhas canções para engrandecer o reino de Deus. O negócio é o comércio mesmo e a venda de imagem, e isso é expressamente claro quando se assina o contrato. Muitos, posando de bons moços, falam como se tivessem sido enganados, e, como que traídos, perderam tempo e dinheiro ficando tanto tempo na gravadora que lhes prometeu “o céu meu bem, e o meu amor também” (risos). Não tenho nada a reclamar das gravadoras por que passei. Fiz amigos e sempre me trataram muito bem, dentro daquilo que foi proposto em contrato. Mas hoje, para a realidade da minha vida em Deus e do meu ministério, não funciona.
Assim como as músicas, você está disponibilizando gratuitamente, no YouTube, vídeos das Vigílias e de outros trabalhos, enquanto poderia estar lançando DVDs com esse material. Pretende manter essa decisão ou os admiradores do seu ministério podem esperar um DVD para breve?
Sim, vou manter esta decisão, pois tem funcionado muito bem. Os comentários são maravilhosos, e as pessoas se sentem alegres em rever as imagens. Mas já existe um projeto em andamento, com o nome provisório de Minha História – 25 anos, no qual vários músicos de igrejas evangélicas, com quem tive o privilégio e a honra de gravar, fazem releituras de músicas conhecidas da minha carreira ministerial. São músicos pouco renomados, mas muito bons, servos de Deus maravilhosos. Enquanto não terminamos o CD e o DVD, estamos disponibilizando os nossos vídeos em nosso canal no Youtube.
Depois de Vaso de Barro em Tuas Mãos, quais são seus próximos projetos?
Vamos disponibilizar um CD inédito chamado Cobre-me com Tuas Asas e um relançamento com louvores congregacionais da Hosanna! Music chamado Unção.
O Gospel+ possui um espaço para artistas cristãos, independentes ou não, divulgarem seus trabalhos, disponibilizando músicas de CDs em arquivos formato .mp3 para download gratuito aos nossos leitores.
Se você tem uma banda ou conhece alguém que tenha produzido algum trabalho de música gospel e queira disponibilizar o conteúdo em formato MP3 para download gratuito e legalizado, entre em contato conosco, para que possamos ajudar a divulgar. Basta acessar o endereço redegmais.com.br/contato e nos enviar todas as informações relativas ao projeto, que teremos imenso prazer em ajudar!
Por Tiago Chagas, para o Gospel+