A banda Oßserv está lançando o EP “Supernova”, com quatro faixas, e disponibilizou todas as músicas em MP3 para download gratuito.
Formada por Efraim Alencar, Cesar Machado, Samuel Macei e Celso Machado (guitarrista convidado do Oficina G3), a banda pretende lançar o álbum completo, além do primeiro clipe, já em 2013.
Segundo Celso Machado, “’Oßserv’ vem de observatório, pois observamos o que está no alto, no céu”.
Questionado a respeito da qualidade das produções musicais cristãs no Brasil, Machado ressaltou que há artistas competentes e também produções de baixa qualidade: “Tem muita coisa legal, mas o que faz sucesso nem sempre é o mais autêntico e original. Muitas produções são preguiçosas e pouco originais por partirem para ‘o que funciona/vende’”.
Ouça nos players abaixo, as músicas do EP “Supernova” e se desejar efetuar o download do EP completo, acesse observmusic.com, faça o cadastro e baixe gratuitamente o arquivo com as faixas em MP3.
Supernova
[audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/12/01.-observ-Supernova1.mp3]Sozinho
[audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/12/02.-observ-Sozinho.mp3]Fios de Prata
[audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/12/03.-observ-Fios-de-Prata.mp3]Consigo
[audio:http://musica.gospelmais.com/files/2012/12/04.-observ-Consigo.mp3]Confira abaixo, a entrevista completa que fizemos com Celso Machado, guitarrista da banda Oßserv:
Como começou a banda? Quem idealizou? E por que Oßserv?
Em 2010 eu conheci o Efraim Alencar, tecladista, de uma maneira quase inusitada. Ele enviou pra todo mundo da face do Orkut uma música que ele tinha feito. A música era em inglês e eu percebi muito bom gosto de cara. Contatei ele pra elogiar e acabamos descobrindo que morávamos muito perto um do outro aqui em São Paulo. Nos encontramos então para nos conhecer e dali partiu a ideia de fazer uma banda. Meu irmão, Cesar Machado, na época morava comigo e logo entrou no barco. A verdade é que todos nós estávamos procurando pessoas para montar uma banda e de pouco a pouco fomos nos encontrando. O Samuel Macei, foi o último a entrar na banda, indicado pelo Alexandre Aposan, baterista do Oficina G3.
“Oßserv” vem de observatório (pois observamos o que está no alto, no céu), que foi minha primeira sugestão de nome de banda. O Samuel então sugeriu uma “abreviação”, que ficou observ. O ß não é uma letra do nosso vocabulário, ele pertence ao vocabulário alemão que significa “ss”, mas como parece um B para nós, decidimos incluí-lo puramente por uma questão estética.
Quais são as suas influências musicais como um todo?
Nossas influências são diversas: de bandas que escutamos na nossa adolescência como Gun’s Roses, Nirvana, Led Zeppelin, Pink Floyd, Oficina G3, Eminem, Sting, Radiohead, Coldplay, Carpark North, Mutemath etc… e assim vai. Continuamos sendo influenciados pelo o que escutamos hoje. Ficamos sempre pesquisando coisas novas e trocando figurinhas, isso tem nos enriquecido musicalmente. Como músicos corremos o risco de engessarmos em um formato, então tentamos fugir disso, abrindo nossa mente para influências que agreguem na hora de compor.
Quem foi o responsável pela produção do CD?
A produção foi feita por nós mesmos em ensaios, decidimos tudo, fomos aos estúdios e eu captei, editei, e com o auxilio do meu irmão, mixamos o trabalho. A masterização foi feita na Inglaterra em um estúdio em Londres em outubro/12.
Quem são os compositores?
Temos o suficiente para um CD de 12 faixas, mas decidimos gravar as 4 músicas mais maduras e lançar como um EP, que é basicamente um CD com menos faixas que o convencional. Eu escrevi 2 músicas, “Fios de Prata” e “Sozinho”, o Efraim Alencar escreveu “Consigo Ver” e juntos escrevemos a música da faixa título do EP e a letra eu compus.
Gostaria de contar a história de uma música específica ou sobre a gravação desse EP?
A música “Supernova” surgiu do jeito que mais gosto: eu, despretensiosamente comecei a fazer um “riff” na guitarra. Sem conversa alguma o Efraim começou a fazer uma sequência que encaixou muito bem, meu irmão começou a fazer a levada na bateria e em muito pouco tempo a coisa começou a criar forma. Ainda nesse ensaio eu peguei meu Ipod e coloquei para gravar uma Jam dessas ideias, tocamos livremente por uns minutos. Muito da estrutura da sonoridade final dessa música foi definida ali, naquele momento.
Os integrantes já tocaram ou participaram de algum projeto de outros artistas cristãos ou seculares?
Eu toco na banda Oficina G3 desde 2006, fazendo turnê pelo Brasil o ano todo e ocasionalmente outros países também. O Samuel Macei, já acompanhou artistas gospel e seculares como backing vocal, com frequência faz produções musicais e vocais, além de gravações.
Como enxerga o nível de produção musical nacional em relação a conteúdo, originalidade e profissionalismo?
Tem muita coisa legal, mas o que faz sucesso nem sempre é o mais autêntico e original. Muitas produções são preguiçosas e pouco originais por partirem para “o que funciona/vende”. Não acho que música complicada ou estranha é o que presta, amo simplicidade, mas é nítido quando algo é verdadeiro ou quando algo vem de uma onda, moda, com clichês de momento. Rimar Jesus com luz todo mundo já fez. Como eu disse, eu gosto de simplicidade e tem gente que faz essas letras simples soarem maravilhosas, de fazer chorar, mas muitas vezes não passam de clichês e acabam passando por mais do mesmo. Precisamos como músicos cristãos usar a arte e o talento de uma maneira mais verdadeira, mais apaixonante, de uma maneira mais artística.
Existe algum artista cristão da atualidade que se destaque, a seu modo de ver?
Nacional eu gosto do Leonardo Gonçalves, Daniela Araujo, Palavrantiga, Thalles Roberto e Oficina G3. Gosto dos primeiros trabalhos do Diante do Trono, tem muitas composições lindas. Internacionais, Skillet, Delirious?, Jeremy Camp, DC Talk, Matt Redman, Keith Green (o melhor pra mim).
Atualmente, os integrantes desenvolvem alguma atividade fora da música?
O Efraim faz faculdade de composição musical e além de dar aulas de teclado, dá aulas de inglês. O Cesar trabalha na administração de um Hotel. O Samuel e eu vivemos integralmente da música.
Quais são seus planos em termos de carreira musical para os próximos anos?
Queremos lançar um clipe no ano que vem e no primeiro semestre lançar um CD. Eu quero lançar mais um trabalho instrumental, dando sequência ao meu primeiro CD instrumental, o 3D, que foi um trabalho independente que graças a Deus teve uma crítica muito boa em revistas de guitarras, além de uma vendagem significativa para um trabalho tão segmentado e independente. O Samuel Macei tem produzido seu segundo trabalho solo, que tudo indica que em 2013 será lançado.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?
Galera do Gospel+, foi um prazer participar dessa entrevista e compartilhar com vocês um pouco da nossa carreira e história. No nosso site observmusic.com vocês podem baixar gratuitamente nosso EP Supernova, confira, compartilhe, oßserv-nos ;)
O Gospel+ possui um espaço para artistas cristãos, independentes ou não, divulgarem seus trabalhos, disponibilizando músicas de CDs em arquivos formato .mp3 para download gratuito aos nossos leitores.
Se você tem uma banda ou conhece alguém que tenha produzido algum trabalho de música gospel e queira disponibilizar o conteúdo em formato MP3 para download gratuito e legalizado, entre em contato conosco, para que possamos ajudar a divulgar. Basta acessar o endereço redegmais.com.br/contato e nos enviar todas as informações relativas ao projeto, que teremos imenso prazer em ajudar!
Por Tiago Chagas, para o Gospel+